You are here

Rugby Agronomia

Treinos: Rugby AEISA

Consulte a informação disponível no separador Equipas AEISA

Para te inscreveres nas equipas de Rugby da AEISA e para esclareceres as tuas dúvidas, contacta-nos através do endereço desporto@aeisa.pt ou presencialmente na sede da AEISA.


História

Depois de, em 1935, pela mão do Eng. Vasco Pinto Magalhães – na época aluno do Instituto - os estudantes de Agronomia terem efectuado o seu primeiro jogo de rugby, não mais pararam de praticar aquela modalidade, fazendo dela o seu principal emblema, conseguindo uma absoluta hegemonia, nomeadamente em termos de rugby universitário onde foram - praticamente até ao fim do século que há pouco terminou – crónicos campeões nacionais.

O mesmo não se passou a nível do desporto federado, com excepção de um curto período, nos anos quarenta, onde pontificou uma geração famosa liderada pelo Eng. Valente Rosa (Zico), passando depois por fases de maior instabilidade, apenas superados pela intervenção dedicada de vários colegas, sendo todavia justo salientar, pela sua maior importância, primeiro o Eng.º João Paulo Azevedo Gomes e depois o Eng.º Pedro Lynce, que, com muita disponibilidade e empenho, conseguiram manter uma tradição da Escola. Vasco Pinto Magalhães, Luís Valente Rosa, João Paulo Azevedo Gomes e Pedro Lynce Faria, são por esta ordem cronológica, os quatro nomes mais representativos do rugby de Agronomia até final da década de setenta, com obtenção de alguns resultados desportivos interessantes, nomeadamente um excelente 3º lugar em 1971 e a conquista de uma Taça de Portugal, para além de dois Torneios de Abertura em 1967 e 1969.O facto das equipas de Agronomia serem constituídas exclusivamente por alunos de Agronomia que geralmente apenas se iniciavam na modalidade quando chegavam à Universidade, justificam a alternância da qualidade das equipas e a impossibilidade, óbvia, de poder competir com outras que tinham um campo de recrutamento muito maior e cujos atletas se iniciavam muito mais cedo.

Atenta a essa realidade, em finais da década de sessenta, a Secção de Rugby da Associação de Estudantes do ISA decidiu permitir inscrever, na Federação Portuguesa de Rugby, uma equipa de iniciados, que acabou por ser o embrião de uma pequena revolução que veio terminar com a conquista de dois campeonatos nacionais de juniores e, posteriormente, da primeira Taça de Portugal, com uma equipa já constituída maioritariamente por jogadores não alunos do ISA.

Rugby2
Rugby3
Rugby4