You are here

Desporto

Consideramos o Departamento Desportivo da Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomia uma parte essencial do mesmo. O seu propósito assenta em dois objetivos principais.

O primeiro passa pela integração e interação dos nossos estudantes no Instituto, tanto nos desportos coletivos, nos quais, de facto, se inserem numa equipa, como nos desportos individuais, em que tentamos sempre que haja um grupo a participar na atividade.
Deste modo, além da representação sempre positiva que se faz do Instituto para o exterior através da prática desportiva, estimula-se a socialização dentro da Faculdade, da Universidade e da Comunidade Académica, processo este que pode ser um pouco difícil na transição secundário-universidade.

O nosso segundo objetivo é lutar contra um problema a nível mundial: o sedentarismo. Na AEISA, como estudantes universitários que somos, sabemos o quão fácil é ceder à pressão do estudo, dos trabalhos e da vida social universitária e descurar a importância do desporto. No entanto, o sedentarismo é algo que traz uma série de problemas de saúde associados e até mesmo uma redução de produtividade.

Assim, neste ponto, a nossa função é inscrever o máximo de alunos possível nos diferentes desportos que os interessem ou cativem, de modo a que pratiquem uma atividade desportiva e se mantenham pró-ativos.

O problema que temos detetado nos passados anos em relação ao Departamento Desportivo, talvez o maior, é que tem falhado na divulgação das modalidades existentes, dos respetivos campeonatos e no acompanhamento pessoal do estudante que se queira inscrever (muitas vezes não se tem a informação disponível no momento e, depois, demora-se muito tempo a responder, acabando o estudante por perder o interesse).

Identificados os problemas, torna-se agora mais fácil criar medidas para os combater, estando já a ser estudadas algumas possibilidades para os próximos anos letivos. Queremos assegurar todas as condições necessárias aos atletas do nosso Instituto, dignificando a camisola da AEISA.

Quando as coisas correm bem, bem correm. O exemplo disso é o programa de Rugby da nossa Faculdade, já reconhecido a nível nacional e estando sempre a disputar lugares cimeiros nas competições em solo luso. Se a ‘Agronomia’ já é uma marca conhecida num desporto graças ao esforço dos seus estudantes, pode também sê-lo no Basquetebol, no Futsal, no Voleibol e no Futebol, desportos estes em que temos tido equipas inscritas nos últimos anos nos Campeonatos Universitários.

Verificam-se cada vez mais os sucessos nos desportos individuais, nomeadamente na equitação, em provas de obstáculos e esperamos vir a ter muitos mais no Ténis, no Kick-boxing, na Natação, no Surf e em tantas outras atividades em que te podes inscrever através da AEISA.

A AEISA acredita que, com uma divulgação eficiente, os nossos estudantes se vão “mexer”.
É com isso que contamos.

É contigo que contamos!



A constituição e equipa do Departamento Desportivo, assim como dos restantes departamentos e órgãos da AEISA, pode ser consultada na Orgânica da AEISA .